Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Traição a Deus - O exêmplo de Gômer e Oséias.

Hoje foi um dia de estudo pra mim. Fiquei extremamente curiosa quanto a história de Oséias e Gômer e em como Deus permite certas coisas para nos mostrar Sua personalidade perdoadora.
Para quem não conhece essa história, Deus mandou que Oséias tomasse Gômer como esposa. Não se sabe ao certo se ela já era uma prostituta, se seria uma prostituta ou se pertencia a uma linhagem de prostituição, sabe-se apenas que ela tinha essa conduta adúltera dentro de si.
Aconteceu então que ela teve filhos, e cada um que nascia levava o nome de um sentimento de Deus com relação ao povo de Israel e litaralmente no caso da segunda filha (Lo-Ruamá: Não amada) e do terceiro filho (Lo-Ami:não é meu povo), o sentimento de Oséias com relação a essas crianças que provavelmente eram filhas do adultério de Gômer.
Deus usou a vida de Oséias para exemplificar como faz conosco quando reagimos de forma idólatra e permissiva às coisas do mundo. Não podemos amenizar as coisas e ficarmos usando o "isso não tem problema", tem problema sim!
Muitos corações andam em prostituição e adultério diante de Deus, deixando que as invenções do século (que são criações exclusivas de sanatás) penetrem e encham pensamentos e sentimentos.
Gômer era movida por uma intensa vontade de obter coisas através de sua lascividade, atribuia suas conquistas à um deus estranho e não atentava para a sua real fonte de salvação que era o Deus de Israel e o marido Oséias.
É necessário sabermos que tudo o que nos acontece de bom vem das mãos do Senhor, sermos humildes e entendermos que somos pequenos demais para adquirirmos bênçãos sozinhos, tudo o que nos vem à mão é obra do Criador.
O adultério foi perdoado e Gômer foi novamente comprada por Oséias, como foi conosco quando o Senhor Jesus nos comprou a preço de sangue vertido na cruz do Calvário.
Deus permitiu a Oséias passar por essa dor da traição para exemplificar como Seu coração se sentia ao ver o povo de Israel se comportava diante dEle e como ainda se sente como quando nos comportamos de maneira permissiva diante das ofertas do mundo. Nas Escrituras Oséias não é mais citado além de seu livro, é uma vida isolada, realmente Deus fez com que essa história viesse a nós por meio da Palavra para que tenhamos uma conduta de fidelidade com Deus nos nossos sentimentos, preferências, no nosso dinheiro e gratidão, enfim... Em tudo.
Fica a dica da leitura do livro de Oséias, procure também um site para apoiá-lo na leitura, já que esse livro especialmente tem uma linguagem muito peculiar e pessoal de Oséias.
Que o Senhor Jesus esteja com vocês, até a próxima!

Nenhum comentário: